Projetos

logo fashionREGULAMENTO
1º CONCURSO DE MODA E DESFILE "FASHION PURPLE DAY"
CAMPINAS - 2016

 

1. Da Abertura e finalidade 

1.1 A ASPE – Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (http://www.aspebrasil.org/) e o BRAINN – Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia – Cepid Brainn (http://www.brainn.org.br/), Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP, e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) - torna pública a abertura das inscrições para o "1º CONCURSO DE MODA E DESFILE "FASHION PURPLE DAY". 

1.2. Sobre a ASPE (Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia): Trata-se de uma organização civil, não-governamental, sem fins lucrativos, de direito privado, de caráter médico-social fundada em 27/03/2002, com sede jurídica na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, endereço eletrônico ASPE: www.aspebrasil.org, desenvolve ações de conscientização sobre Epilepsia no Brasil, sendo ela a Executora Oficial do Projeto Demonstrativo sobre Epilepsia no Brasil parte integrante da Campanha Global 'Epilepsia fora das Sombras' da Organização Mundial de Saúde, a Liga Internacional Contra Epilepsia e a Associação Mundial de Pacientes com Epilepsia (OMS-ILAE- IBE). Desde a sua fundação, a ASPE coordena e desenvolve em parceria com entidades afins a semana nacional de conscientização sobre epilepsia no dia 9 de setembro, o Dia Latino-Americano da Epilepsia. 

1.3. A finalidade do " 1º CONCURSO DE MODA E DESFILE "FASHION PURPLE DAY" é promover a divulgação acerca do conceito de moda, incentivando concomitantemente, a divulgação e a conscientização sobre a Epilepsia, numa abordagem que evidencia, além de uma ação de conscientização que quebre a formação do preconceito e o estigma sobre a epilepsia, também a inclusão social tão necessária para que as pessoas com epilepsia sejam aceitas plenamente em todas as instâncias sociais e institucionais. 

1.4. Sobre a Epilepsia: Trata-se de uma doença neurológica crônica tratável que atinge entre 1% a 2% da população mundial. A Epilepsia atinge todas as idades, raças, camadas sociais e nacionalidades. Também pode ser causada após traumatismos, acidentes vasculares e até infecções. Portanto, a epilepsia não é contagiosa, não é causada por forças sobrenaturais, é um castigo, não é perigosa para as outras pessoas, e no intervalo entre as crises as pessoas com epilepsia são iguais às outras. Entre as pessoas que são diagnosticadas com a doença, apenas 75% das epilepsias são tratadas com medicamentos.

1.5. Sobre o "Purple Day" (Dia 26 de março - Dia do Roxo pela Epilepsia): Quando criança Cassidy Megan adorava brincar, ir para a escola e se divertir com os colegas, como qualquer outra criança de 9 anos de idade, quando teve sua primeira convulsão. Sua cor preferida era o roxo, a mesma cor das Lavandas. Perto da casa de Cassidy, em Nova Scotia, Canadá, havia um grande campo dessas flores, que ela visitava quando estava triste, pois em meio às Lavandas roxas sentia-se segura e longe dos olhares preconceituosos das pessoas que viam suas convulsões. Quando Cassidy cresceu fundou uma Instituição para conscientizar as pessoas sobre a Epilepsia e instituiu o dia 26 de março como o Dia Mundial do "Purple Day". No Brasil, estima-se que existam 3 milhões de pessoas com epilepsia, sendo que a este número somam-se 300 novos casos por dia. Aproximadamente 50% dos casos de epilepsia têm início na infância e adolescência, a fase em que também são maiores os casos de bullying e preconceito nas escolas e na sociedade. Esse termo em inglês se refere a qualquer tipo de agressão, física ou moral, que deixa marcas para o resto da vida na pessoa atingida.

1.6. Sobre o "roxo da Epilepsia" é importante conhecer o significado físico-químico e histórico que ele tem. O roxo é a cor mais potente do comprimento de onda da radiação eletromagnética. Ele deriva da mistura do vermelho e do azul quando nossos olhos enxergam o roxo. O vermelho é uma cor que chama a atenção e foca o olhar das pessoas, enquanto o azul é mais tranquilizador e expansivo. Segundo a neurocientista Silvia Helena Cardoso, o roxo compõe os dois extremos do "Fashion Purple Day", assim como o vermelho e o azul compõe o roxo: um lado é a pessoa afetada pela Epilepsia que necessita ser olhada e focada; o outro lado é a pessoa que olha para aquela pessoa afetada (que são vocês, criadores da Coleção, e nós, população, a convite do clamor de vocês), tentando tranquilizá-la e expandir ao máximo essa nobre ação de inclusão social do afetado. Juntos, somos um, uma cor nobre, rara, diferenciada. Tão nobre, tão rara e tão diferenciada, que foi a cor escolhida pelos imperadores romanos para o uso de suas longas e aveludadas togas de cor violeta, para mostrarem quão grandiosos e diferenciados eles eram. E é a cor escolhida para ser usada, dois mil anos após, também por pessoas grandiosas (vocês e população solidária), para mostrar quão diferenciadas e raras são as pessoas afetadas pela Epilepsia, uma doença pouco conhecida, que precisa ser mostrada ao mundo.

 

2. Dos Participantes

2.1. Poderá se inscrever no "1º CONCURSO DE MODA E DESFILE "FASHION PURPLE DAY" qualquer estudante matriculado em Instituição de Ensino Superior ou Escola Técnica, na área de moda e/ou design de moda; além de pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em apresentar seus projetos em roupas ou modelagem fundamentados na coloração "purple" (cor roxo e suas nuances que remete aos tons conseguidos para a mesma cor, do mais escuro até o mais claro).

 

3. Das Inscrições e Entrega dos Trabalhos

3.1. Ao efetuar sua inscrição, o participante aceitará, automaticamente, todos os termos deste regulamento;

3.2. As inscrições serão iniciadas no dia 09/09/2016 e encerrarão às 23h59 do dia 09/01/2017;

3.3. O Concurso de Moda e Desfile "Fashion Purple Day" será realizado no dia 26 de março de 2017 (domingo), na cidade de Campinas, SP, em local e horário previamente comunicado;

3.4. Para se inscrever, o participante deverá fazer o download do arquivo único da Ficha de Inscrição e Ficha Técnica, disponível exclusivamente na página da ASPE - Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (http://www.aspebrasil.org/);

3.5. Após realizar o download da Ficha, o participante deverá digitar (preencher) com seus dados pessoais e imprimir. Igualmente, é obrigatório encaminhar a Ficha Técnica digitada e impressa, junto com os croquis da coleção, e colocar dentro de um ÚNICO envelope que deverá ser postado por encomenda SEDEX, observando o endereço indicado no arquivo da Ficha;

3.6. O candidato que desejar concorrer com mais de uma coleção, poderá fazer mais de uma inscrição;

3.7. Recebido o envelope (via SEDEX), o participante terá confirmação via e-mail do seu número de inscrição, que o identificará ao longo do processo. O recebimento do e-mail com o número mencionado validará a inscrição do candidato.

 

4 - Dos critérios dos trabalhos

4.1. Os croquis de uma coleção composta por cinco looks deverão ser feitos em folha de tamanho A3, utilizando a cor roxo e suas nuances, assim como deverá ser preenchida a Ficha Técnica de cada uma das peças que o compõe;

4.2. Além da apresentação de croquis e Ficha técnica, deverão ser encaminhados: (i) um briefing explicando sobre Tema/Inspiração; (ii) painel de inspiração; (iii) cartela de cores; (iv) cartela de materiais; (v) cartela de tecidos, conforme item 3.5 desse Regulamento;

4.3. O candidato concorda em ceder integralmente os direitos patrimoniais relativos ao trabalho inscrito no Concurso para as ações socioeducativas, divulgação científica sobre a epilepsia e ações destinadas à propagação do Dia Mundial Purple Day (26 de março), que poderá utilizá-lo em caráter de divulgação em campanhas de socioeducativas como também em publicação de livros, apresentações em simpósios e congressos, site, ou quaisquer outros meios de recurso de multimídia, desde que sempre citando o autor (créditos). Todos os candidatos deverão assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais à ASPE - Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia;

4.4. No desfile a ser realizado apenas um look será apresentado pelo candidato. Fica ao candidato a responsabilidade de seleção de um look entre os cinco apresentados.

4.5. Entende-se como "look" se tratar da peça ou do conjunto de peças inter-relacionadas, que integram uma mesma proposta de vestuário para as pessoas fazendo uso da cor roxo e suas nuances, por se tratar da cor relativa ao "Purple Day - Vista-se de roxo pela Epilepsia".

4.6. No Desfile a ser apresentado no do dia 26 de março de 2017 caberá ao candidato, a responsabilidade de desfilar com seu próprio modelo.

4.7. As peças que irão compor o look a serem apresentadas no desfile deverão ser deixadas no local após a apresentação, com um responsável-organizador do evento, lembrando que os direitos da criação ficam facultativos à ASPE, e não poderão ser reproduzidos por outrem (pessoa física ou jurídica).

4.8. A falta de cumprimento de qualquer exigência deste regulamento acarretará na automática desclassificação do look concorrente.

4.9. Em caso de dúvida, manter contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

5. Da Avaliação

5.1. Será constituída uma Comissão Julgadora para avaliar os trabalhos inscritos na fase de seleção;

5.2. Será, ainda, constituído um Corpo de Jurados para eleger, dentre os trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora, os vencedores;

5.2.1. Será vetada a participação, no Corpo de Jurados, de pessoas que possuam, com qualquer participante deste Concurso, vínculos da seguinte natureza: (a) cônjuge, parente, consanguíneo ou afim, em linha reta, ou, na linha colateral até o 3º grau; (b) amigo íntimo ou inimigo capital; (c) credor ou/e devedor inclusive cônjuge ou de parentes em linha reta, ou, na linha colateral até 3º grau e (d) herdeiro presuntivo, donatário ou empregador;

5.3. Os critérios de avaliação dos trabalhos são: (a) adequação ao tema; (b) pesquisa, desenvolvimento e inovação; (c) criatividade; (d) estilo e linguagem de moda; e (e) ficha técnica e croquis;

5.4. A Comissão Julgadora selecionará os 10 (dez) melhores trabalhos, que participarão da segunda fase do concurso;

5.5. Não serão fornecidos materiais e/ou equipamentos aos participantes, correndo, ainda, por sua conta a confecção das peças de vestuário;

5.6. Os 10 (dez) looks selecionados pela Comissão Julgadora serão apresentados ao Corpo de Jurados em desfile, que será realizado no dia 26 de março de 2017, na cidade Campinas, SP;

5.7. No desfile, o Corpo de Jurados elegerá os 3 (três) melhores trabalhos, em ordem decrescente de pontuação, que farão jus à premiação;

5.8. A Comissão Julgadora de que trata o item 5.1 é soberana, cabendo à ela, inclusive a resolução dos casos omissos;

5.9. Das decisões da Comissão Julgadora, não caberá qualquer recurso;

5.10. O Corpo de Jurados será formado por 5 (cinco) membros da Sociedade Acadêmica e Civil;

5.10.1. A lista com a composição da Comissão Julgadora e do Corpo de Jurados será oportunamente divulgada;

5.11. O voto será secreto.

 

6. Da Classificação

6.1. Todos os 10 (dez) trabalhos escolhidos pela Comissão Julgadora receberão uma menção honrosa pela participação no concurso. Os três primeiros colocados receberão os seguintes prêmios:

6.1.2. 3º Colocado:

Premiação: 01 (Uma) máquina de costura de acordo com a disponibilidade de catálogo/estoque da empresa apoiadora (pessoa jurídica ou física) apoiadora.

6.1.3. 2º Colocado:

Premiação: 01 (Uma) máquina de costura de acordo com a disponibilidade de catálogo/estoque da empresa (pessoa jurídica ou física) apoiadora.

6.1.4. 1º Colocado:

Premiação: 01 (Uma) máquina de costura de acordo com a disponibilidade de catálogo/estoque da empresa (pessoa jurídica ou física) apoiadora. 01 (uma) premiação surpresa.

6.2. Os 3 (três) primeiros classificados receberão os prêmios dos apoiadores no ato do anúncio do vencedor, no desfile.

 

7. Da Divulgação dos resultados

7.1. A divulgação dos 10 (dez) finalistas se dará a partir do dia 9 de fevereiro, na página da ASPE - Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (http://www.aspebrasil.org/) e também via e-mail (por comunicação), com confirmação via telefone.

7.2. A divulgação dos 3 (três) primeiros colocados, se dará logo após o desfile, durante a realização do evento.

 

8. Das Disposições finais

8.1. O presente regulamento encontrar-se-á disponível no site da ASPE - Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (http://www.aspebrasil.org/);

8.2. Este concurso é de cunho meramente cultural e educativo, não cabendo a ASPE - Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia ônus relativo aos itens referentes às honras, com exceção ao diploma de menção honrosa pela participação no Concurso de Moda e Desfile "Fashion Purple Day";

8.3. Participantes que promoverem qualquer tipo de fraude serão sumariamente eliminados do concurso, podendo ainda responder a eventuais ações judiciais cabíveis;

8.4. Fica facultada à iniciativa privada (apoiadores e patrocinadores) a oferta de honras, quer seja, aos classificados ou aos finalistas, ou a ambos;

8.5. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Concurso e de sua decisão não caberá recurso;

8.6. Para interpretação judicial do presente regulamento prevalecerá a versão original em português.

 

9. Cronograma

Tabela de datas para o I Concurso de Moda e Desfile "Fashion Purple Day".

Atividade

Prazo de Entrega

Resultado

Início das inscrições

09 de setembro de 2016

 

Fim das inscrições

09 de janeiro de 2017

 

Anúncio dos finalistas

do Concurso

09 de fevereiro de 2017

 10 trabalhos selecionados para o Desfile de moda

Desfile "Fashion Purple Day"

26 de março de 2017

Premiação dos vencedores

  

A Comissão Organizadora
Contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Copyright©: Todos os Direitos Reservados, ASPE, 2016.
ASPE – Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (http://www.aspebrasil.org/)
BRAINN – Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia – Cepid Brainn (UNICAMP) (http://www.brainn.org.br/).

 

Apoio:

aspe2 BRAINN2 unicamp

 

Revista Sem Crise

A Revista Sem Crise é uma iniciativa de mídia eletrônica promovida pelo Departamento de Comunicação da ASPE. Foi lançada em 17/09/2002 com proposta de veiculação sazonal e tema principal focado na epilepsia e seus efeitos bio-psico-sociais sobre a vida das pessoas portadoras ou não desta condição.

 

Quem somos

A epilepsia é a condição neurológica crônica mais comum em todo o mundo e afeta todas as idades, raças e classes sociais. Impõe um peso grande nas áreas psicológica, física, social e econômica, revelando dificuldades não só individuais, mas também familiares, escolares e sociais, especialmente devido ao desconhecimento, crenças, medo e estigma.

SAIBA MAIS!