Atividades

A epilepsia é a doença neurológica crônica grave mais comum em todo o mundo e afeta todas as idades, raças e classes sociais. Impõe um peso grande nas áreas psicológica, física, social e econômica, revelando dificuldades não só individuais, mas também familiares, escolares e sociais, especialmente devido ao desconhecimento, crenças, medo e estigma.

No Brasil, é estimado que existam três milhões de pessoas com epilepsia, sendo que a este número somam-se 300 novos casos por dia. Aproximadamente 50% dos casos de epilepsia tem início na infância e adolescência. Provavelmente, a maioria destas pessoas carrega o estigma de  ‘epiléptico’, mas muitos ainda não sabem que o tratamento existe e é eficaz, podendo controlar 80% dos casos.

Buscando ampliar as ações de divulgação para o ano de 2015, a ASPE em parceria com a Fundação Internacional Anita Kaufmann está promovendo o Purple Day (Dia Roxo), celebrado no dia 26 de março, no Brasil. O dia roxo foi fundado por Cassidy Megan da Nova Scotia, Canadá em 2008. Aos 9 anos, motivada pelas dificuldades que ela passou, decidiu se levantar para tirar a epilepsia das sombras. Hoje, o Purple Day é um dia internacional voltado para quebrar mitos e difundir informações para mostrar que as pessoas com epilepsia não estão sozinhas. Convidamos você para fazer parte dessa campanha!

Nesse dia, serão distribuídos folhetos explicativos sobre a data e com orientações sobre o que fazer diante de uma convulsão nas Unidades Básicas de Saúde de Campinas em parceria com o Centro de Educação ao Trabalhador da Saúde  e Secretária de Saúde (CETS). Na UNICAMP, os pacientes do Ambulatório de Neurologia do Hospital de Clínicas da Unicamp receberão esclarecimentos da enfermeira Isilda Sueli Assumpção (Presidente da ASPE), também durante o grupo sobre epilepsia coordenado pela psicóloga Jéssica Vicentini, junto à enfermeira Gabriela Spagnol (Secretária Executiva da ASPE). Na ocasião, serão distribuídos adesivos com os dizeres "Keep Calm e Vista Roxo no Purple Day" aos pacientes, médicos e demais profissionais da saúde que passarem pelo local.

Em parceria com o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) do Brazilian Research Institute for Neuroscience and Neurotechnology (BRAINN) e com o canal do Youtube ABCérebro TV, a ASPE lançará o II Concurso de fotografias "Olhares sobre a Epilepsia". O edital e maiores informações estarão disponíveis no site da ASPE a partir do dia 26/03. 

Informe-se. Divulgue. Vista o roxo também! A sua participação é muito importante para transformar essa data em um marco nacional da campanha para a conscientização sobre a Epilepsia!


Juntos podemos fazer que a diferença.


Atenciosamente,


Diretoria da ASPE

 

 

Quem somos

A epilepsia é a condição neurológica crônica mais comum em todo o mundo e afeta todas as idades, raças e classes sociais. Impõe um peso grande nas áreas psicológica, física, social e econômica, revelando dificuldades não só individuais, mas também familiares, escolares e sociais, especialmente devido ao desconhecimento, crenças, medo e estigma.

SAIBA MAIS!